O agendamento para atendimentos de seguro-desemprego no Poupatempo esteve entre um dos serviços oferecidos pelo site oficial do programa, no entanto, atualmente não é mais disponibilizado.
Com o desenvolvimento do seguro-desemprego digital, a maior parte dos requerimentos deste benefício passaram a ser realizados através do Portal Emprega Brasil – Trabalhador, ou do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, vinculados ao sistema gov.br.
Desta forma, tanto a solicitação ou a consulta das parcelas do seguro-desemprego devem ser feitos através da plataforma do governo federal.
Documentos para dar entrada no seguro-desemprego
Quando o trabalhador é desligado da empresa, o empregador deve entregar os documentos necessários para o cidadão pedir o benefício, entre eles o Requerimento do Seguro-Desemprego (geralmente já em formato eletrônico, chamado SD/CD).
Além do requerimento, outros documentos também podem ser solicitados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Consulte a lista:
» Cadastro de Pessoa Física – CPF;
» Carteira de Trabalho;
» Comprovante de inscrição no PIS/PASEP;
» Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento com Protocolo de requerimento da Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (modelo novo), dentro do prazo de validade, ou Passaporte, ou Certificado de Reservista.
» Termo de rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT acompanhado do Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com menos de 1 ano de serviço) ou do Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com mais de 1 ano de serviço);
» Documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;
» Comprovante dos 2 últimos contracheques ou recibos de pagamento para o trabalhador formal.
Como dar entrada no seguro-desemprego
O cidadão pode dar entrada no seguro-desemprego on-line, seja pelo Portal Emprega Brasil ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
Reforçando que o benefício pode ser solicitado a partir do 7º dia após a demissão. E o prazo máximo para dar entrada é de 120 dias após a data da dispensa.
Entenda como funciona para dar entrada no seguro-desemprego:
1. Para começar, é necessário criar um acesso ao gov.br; se o profissional ainda não tem, é preciso criar uma conta seguindo as etapas no próprio portal do governo. Baixe também o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que permite acompanhar o pedido no celular.
2. Acesse o serviço “Solicitar o Seguro-Desemprego” no portal Emprega Brasil ou abra o app Carteira de Trabalho Digital → menu Benefícios → Seguro-Desemprego → Solicitar.
3. O sistema solicita o número do Requerimento do seguro-desemprego (normalmente 10 dígitos); esse documento é entregue pelo empregador no momento da rescisão. Após fazer o preenchimento, é preciso confirmar os dados e enviar a solicitação.
Como consultar o seguro-desemprego
Após dar entrada no seguro-desemprego, o cidadão pode acompanhar o status e as notificações pelo próprio portal Emprega Brasil, gov.br ou pelo app Carteira de Trabalho Digital.
Para isso, deve-se realizar os procedimentos a seguir:
1. Entrar no portal Emprega Brasil;
2. Acessar a opção “seguro-desemprego”;
3. Acessar a opção “consultar seguro-desemprego”;
Se alguma pendência for identificada, o sistema indicará quais documentos devem ser apresentados para liberar o pedido.
Parcelas do seguro-desemprego
Caso o pedido do seguro-desemprego seja aprovado, o trabalhador recebe de 3 a 5 parcelas mensais, dependendo do tempo em que trabalhou na empresa.
O cidadão pode escolher umas das opções abaixo para receber o pagamento:
a) depósito em conta e banco informados pelo próprio trabalhador.
b) depósito em conta poupança de titularidade do trabalhador identificada na Caixa.
c) depósito em conta poupança social digital da Caixa.
d) nos terminais de autoatendimento, lotéricas e casas de conveniência da Caixa, com uso do Cartão Cidadão.
e) Em agências da Caixa, com apresentação de documento de identificação e número de CPF.
Canais de atendimento do Poupatempo
O Poupatempo disponibiliza quatro opções de atendimento aos cidadãos que desejam obter informações e esclarecer dúvidas sobre os serviços:
» Portal oficial: www.poupatempo.sp.gov.br.
» Aplicativo de celular oficial Poupatempo SP.GOV.BR: pode ser baixado para sistemas Android e iOS.
» WhatsApp oficial: (11) 95220-2974
» Totens de autosserviços: os totens são equipamentos informatizados que permitem realizar agendamentos e concluir uma série de serviços sem precisar passar pelo atendimento nos balcões. Os totens estão presentes nas maiores unidades do Poupatempo.